domingo, 24 de março de 2013

A questão do nome

Eu sou muuuuuuuuito a favor dos nomes que vão além do simples argumento de 'achei bonito', porque mau gosto tem em tudo o que é lugar. Assim como para mim 'Bernardo' é um nome bonito, tem gente que acha um lixo, já me falaram até que parece som de uma ovelha, nome de caipira e por aí vai.

Só que além do simples gostar eu tive muitos motivos para a escolha desse nome. Antes de confirmar que era menino, eu tinha já no coração que era um e eu queria o nome Theodoro. Eu achava que era o nome certo porque é um forte, mas que tem apelido simples para criança, e não é muito suscetível a apelidos idiotas. Mas o pai dele não queria de jeeeito nenhum. Queria Lucio [que, combinemos, é um nome bonito, se você tem trinta anos e é um empresário gostosão], mas eu não achava um nome muito delicado e nem tinha um apelido que me agradasse, porque convenhamos que é muito feio chamar um menino ou um cara de Lu, né?

Aí comecei a pensar em outros: Dante, Max, Caio, Fabrício, Augusto, Giuliano... mas eu não achava nada que me agradasse como Theodoro [eu tinha resolvido respeitar que o pai dele não queria esse nome, nem nomes compostos, assim como ele respeitou que eu não queria Lucio], e eu vi sites, vi todo tipo de origem de nomes e nada. Parecia que eu nunca acharia um nome decente.

E, nesse meio tempo, eu via coisas grotescas surgindo como nomes. Ketlem, Hemanuelly, Davy... e todo mundo falando que ia botar isso no filho porque tinha 'achado bonito'.

Peraê, produção!

Ok, você pode achar isso aí bonito, mas a pergunta é: ISSO EXISTE EM ALGUM LUGAR QUE NÃO SÓ SUA CABEÇA? Eu não sou contra Y, K, W, H ou letras duplas em nomes, sou contra ignorar o bom senso e dificultar a vida de uma criança só porque você é brega.

Uma coisa é colocar um nome como Yasmin, Yuri, Kiara, Sarah. Outra é colocar coisas como Kharolinny, Luys Felyphe [sim, 'felife', vi nesses tempos aí]. Os primeiros existem, mesmo que não na nossa língua, e ainda assim são harmoniosos com o português. Uma Yasmin Oliveira tem um nome harmonioso, mas uma Brooklyn Martins é meio... esquisito.

Ou seja, nomes 'muito estrangeiros', cujos sons não estão próximos da nossa língua, ficam feios ao invés de bonitos. E não é isso que muitos alegam quando enfiam um 'Timothy' no filho, que quer nome chique? GENTE. É muito mais bonito um nome que seja bem pensado, desde as iniciais, até como soa por inteiro com os sobrenomes, do que um só porque é 'importado'. É muito mais bonito um André Veríssimo do que um Thayller [versão abrasileirada do nome 'Tyler'] de Souza, né.

Mas enfim, eu ia falar da escolha do nome do Be.

Eu pensei em vários nomes, mas nenhum me causava uma impressão que nem Theodoro, nenhum nome para mim parecia o ideal, até que... PUF! Surgiu na minha mente o nome Bernardo. E na hora eu vi que era o nome perfeito, e tinha taaantos motivos.

1. A inicial B. Desde muuuito tempo, é a minha letra favorita, ainda que eu não saiba dizer o motivo.

2. O significado. 'Forte como um urso, soldado valente'.

3. O apelido delicado para criança.

4. Nome do meio de um escritor de quem gosto muito.

5. É um nome que dificilmente se erra ou entende diferente.

6. Por causa do desenho Bernardo & Bianca, que eu adorava quando criança.

[Motivo bônus babaca: adoro vôlei, e a seleção masculina é a única para quem realmente torço. E o nome do treinador? (:]

Eu sei que não é do agrado de todo mundo, mas é um nome simples e que não dará problemas para ele depois. E acho que é melhor assim. Antes um nome simples do que um espalhafatoso que só vai causar problemas.

E não é só questão do meu gosto pessoal. Se fosse assim, estaria falando de nomes que eu detesto e estão na modinha, como Davi e Enzo. Desculpa a quem tem filhos com esse nome, mas são tão sem sal que não sei como estão causando tanta sensação.

11 comentários:

  1. eu sou apaixonada por esse nome Bernardo. Mais sou madrinha de um Bernardo então quando fiquei gravida já sabia que se fosse menino esse nome já estaria fora da minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Post muito bem redigido. Meu nome foi até citado nele...hehehe! Acho Bernardo um nome muito sofisticado.
    Meu Gustavo se chama assim, porque a vovó ( quem escolheu) acha um nome bem "másculo", é simples, tem um significado legal e os apelidos são bonitinhos ( pode ser Guga ou Guto)
    Bom senso é a base de tudo!!! rs

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...bem colocado o que vc escreveu penso como vc... desculpa, mas meu filho se chama Davi e não coloquei por que é modinha, pois quem escolheu foi o pai dele! rs

    ResponderExcluir
  4. Thatica, não é que colocam por causa da modinha, mas é que como diz uma conhecida minha: tá tão comum que cê chuta a moita e saem vinte. O meu problema com o nome é que eu não gosto muito de nomes com última sílaba tônica, e eu sempre lembro do filho cabeçudo e esquisito do Neymar HEHEHE

    ResponderExcluir
  5. Conheci uma menina com um nome bonito esses dias, até lembrei de você. Se chamava Nathalya Kharolinny.

    ResponderExcluir
  6. É chato quando um nome legal vira modinho, como Sofia.Já tem uns 8 anos que sempre pensei em colocar esse nome em minha filha, caso viesse a ter, não por achá-lo tão bonito, mas por amar o significado: sabedoria.Até pouco tempo atrás eu não conhecia NENHUMA Sofia, mas foi só eu engravidar e decidir colocar esse nome na minha florzinha, o que mais vejo são Sofias!O bom é que a maioria é com PH, enquanto a minha garotinha será com F mesmo, que eu acho muito mais bonito e elegante.

    Náy.

    ResponderExcluir
  7. Estava tentando encontrar um nome que combinasse com Bernardo, e até encontrei: Bernardo Augusto. Por 3 anos pensei assim. Mas hoje fui pesquisar mais sobre nomes e, Bernardo é um nome que por si só já é lindo e forte! Então escolhi ficar somente com BERNARDO, sem acrescentar nome composto.


    Drienne Gruber

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê se chamará Bernado, porque quero homenagear a minha mãe, que tinha um nome muito feio.Rss.Bernadete. Mas eu a amo.E acho o nome Bernado bem masculino.

    ResponderExcluir
  9. Meu bebê se chamará Bernado, porque quero homenagear a minha mãe, que tinha um nome muito feio.Rss.Bernadete. Mas eu a amo.E acho o nome Bernado bem masculino.

    ResponderExcluir
  10. Meu bebê se chamará Bernado, porque quero homenagear a minha mãe, que tinha um nome muito feio.Rss.Bernadete. Mas eu a amo.E acho o nome Bernado bem masculino.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Comentem! Se comentarem sem usuário, identifiquem-se (: